REFORMA DO CHORO: EM UM DIA, ALE-RO EXONERA QUASE 600 COMISSIONADOS E CLIMA FICA PESADO

Na extensa lista, há nomes de parentes de deputados e de ilustres políticos de Rondônia.

0 100

A tenebrosa “Reforma Administrativa” na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO) está de fato acontecendo. A prova clara é um esvaziamento descomunal nos departamentos da Casa de Leis. Só em uma edição do Diário Oficial Eletrônico da ALE-RO, N° 36/2020, o Secretário Geral, Arildo Silva, publicou dezenas de atos, retroativos a 28 de fevereiro, que promoveram as exonerações de comissionados lotados desde o Departamento de Almoxarifado e Patrimônio até o Gabinete da Mesa Diretora.

Na referida edição do DOE-ALERO, 599 pessoas foram mandadas embora e passaram assim a fazer parte da lista dos desempregados do Estado. O departamento de Almoxarifado (81), Escola do Legislativo (53), de Polícia Legislativa (35) e o Departamento de Cerimonial (41) foram às áreas que apresentaram maior baixa.

O clima na Assembleia Legislativa é visivelmente pesado e bastante pavoroso. Nos corredores, choro para quem sai e dor de cabeça para quem fica, afinal, as convocações do último concurso vem ocorrendo gradativamente e há muita demanda para poucos servidores.

Na extensa lista, há nomes de parentes de deputados e de ilustres políticos de Rondônia. 

Recentemente o presidente da Mesa Diretora, deputado Laerte Gomes (PSBD), entregou nas  mãos do presidente-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Paulo Curi Neto, uma cópia da Reforma Administrativa do estado que foi sancionada pelo governador, Marcos Rocha (PSL).

A Reforma Administrativa, apesar de ser considerada uma estocada no coração para alguns, atende a uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Uma economia de R$ 800 mil reais por mês no pagamento de pessoal foi previsto no projeto da ALE-RO.

Veja alguns setores da ALE-RO atingidos pela Reforma e o número de exonerados:

Gabinete da Advocacia Geral (20), Mesa Diretora (07), Controladoria Geral (04), Corregedoria Administrativa (12), Departamento de Comunicação Interna e Externa (10), Departamento de Contabilidade (10), Departamento de Engenharia (10), Departamento de Gestão Orçamentária Financeira e Patrimonial (10), Departamento de Infraestrutura e Suporte Operacional (19), Departamento de Planejamento e Acompanhamento Orçamentário (14) Departamento Legislativo (26), Departamento de Apoio a Produção Parlamentar (17), Departamento de Arquitetura (08), Departamento de Rádio e TV (09), Departamento de Financeiro (08), Escola do Legislativo (53), Gabinete da Secretaria Administrativa (13), Gabinete da Secretaria de Engenharia e Arquitetura (13), Gabinete da Secretaria de Modernização da Gestão (15), Gabinete da Secretaria de Planejamento (04), Gabinete da Secretaria de Modernização da Gestão (15), Gabinete da Secretaria Geral (14), Gabinete da Secretaria Legislativa (12), Gerencia de Assessoramento e Acompanhamento de Emendas Parlamentares (05), Ouvidoria Administrativa (09),  Secretaria de Segurança Institucional (13), Superintendência de Compras e Licitação (17), Superintendência de Comunicação Social (29), Superintendência de Assuntos Estratégicos (07), Superintendência de Logística (10), Superintendência de Recursos Humanos (21), Superintendência de Tecnologia da Informação (04) e Superintendência de Finanças (04). 

Fonte: 010 – NewsRondonia

Loading...