Dia de Campo sobre cafeicultura sustentável será realizado em Cacoal, RO

0
Tema do Dia de Campo será 'Cafeicultura Sustentável' (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)

Tema do Dia de Campo será ‘Cafeicultura Sustentável’ (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) irá promover, nesta quinta-feira (18), o Dia de Campo em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. Com o tema ‘Cafeiculura Sustentável’, o evento será aberto à comunidade. O objetivo é ajudar no manejo e controle de pragas, além de capacitar produtores da agricultura familiar para realizarem a seleção de plantas para a produção de mudas clonais.

De acordo com o gerente local da Emater Josué Barbosa, o cultivo do café de forma sustentável é uma das apostas para continuar produzindo o grão com qualidade e preservando o meio ambiente.

“O foco do nosso encontro será sustentabilidade da cafeicultura e da propriedade em si, não só o café, mas também ter na propriedade cultivos diversificados, como de animais, floresta. O objetivo é que o produtor respeite o meio ambiente, produzindo com responsabilidade”, explicou Josué.

De acordo com o extensionista Weslei Gama, no município já existem produtores que trabalham de forma sustentável, o que não onera na produção, mas sim oferece um controle maior sobre os lucros da propriedade.

“Em Cacoal nós já temos cafeicultores que trabalham de forma sustentável, que nada mais é do que fazer um controle maior, tanto no fator ambiental, social e de toda a questão familiar, sabendo o que é mais rentável na propriedade, e o que é mais oneroso. A agricultura sustentável é a realização de um controle mais aprofundado da propriedade”, disse.

Está prevista para o Dia de Campo a apresentação de cinco palestras, que entre outros temas também será falado sobre as pragas e forma de manejo.

O Dia de Campo será realizado na quinta-feira, na propriedade localizada na Linha 6, Gleba 6, Lote 59, a partir das 13h e deve seguir até às 17h. Não é necessário se inscrever para participar.

Para os produtores que queiram participar do Dia de Campo, a Emater estará disponibilizando um ônibus para levar os agricultores até o local do evento, basta entrar em contato com a empresa para a inscrição do ônibus até a manhã desta quinta-feira.

 

Fonte: G1/RO

Partilhe.

Sobre o Autor

Deixe uma resposta