? ºC Presidente Médici - Ro
Noticia geral logo1

Economia

21/08/2017 10:40

Eclipse do sol em Porto Velho será de apenas 4% e Acre 0,4%

O eclipse vai durar três horas e começa a acontecer por volta das 14h15 do Horário de Brasília

 

A NASA anunciou que vai transmitir o eclipse solar da próxima segunda-feira (21) ao vivo em seus perfis no Facebook e no Twitter. A live vai contar com imagens em 4K e 360º, possibilitando que pessoas do mundo todo vejam o fenômeno.

O eclipse vai durar três horas e começa a acontecer por volta das 14h15 do Horário de Brasília — contudo, só quem está no Hemisfério Norte vai poder acompanhar o evento ao vivo.

Porém, sortudos mesmo são os passageiros do cruzeiro Oasis of the Sea, no Caribe, que além de ter a oportunidade de ver o eclipse completo, terão uma performance ao vivo da cantora Bonnie Tyler cantando “Total Eclipse of the Heart” no ápice do fenômeno.

Vídeo

O eclipse solar total só poderá ser visto nos Estados UnidosNesta segunda-feira (21), um eclipse total do sol poderá ser visto nas Américas. O fenômeno, que em sua totalidade será observado apenas nos Estados Unidos, chega ao Brasil de forma parcial, proporcionando aos moradores do Norte e Nordeste do País uma experiência única ao fim da tarde.EUA esperam seu primeiro eclipse solar total em 99 anos.

 

De acordo com o Grupo de Astronomia de Pernambuco, na Região Norte, Macapá, capital do Estado do Amapá, terá a maior fração do Sol obscurecido pela Lua, chegando a 41%.

No Nordeste, quem estiver em Fortaleza poderá ver até 40% do sol encoberto pelo satélite natural da terra.

Na Região Centro-Oeste, os moradores localizados na porção norte do Mato Grosso notarão entre 10% e 0% do eclipse parcial. No sudeste do País, na porção norte de Minas Gerais será possível observar menos que 6% do eclipse parcial. Também na porção norte do Espírito Santo, com bem menos intensidade, os moradores poderão observar cerca de 1,5% do fenômeno.

No Brasil ocorrerá o eclipse solar parcial, que é quando a Lua cobre somente parte do disco solar visto no céu, e o alinhamento não se torna tão exato para o observador ver como um eclipse total.

O eclipse solar total, que só poderá ser visto nos Estados Unidos, acontece quando, para um observador na superfície terrestre, a Lua passa exatamente na frente do Sol, bloqueando a luz de nossa estrela por alguns minutos. Esse tipo de eclipse é visível numa estreita faixa sobre a Terra, o que o torna raro para quem o vê. É no eclipse solar total que, instantes antes ou depois, pode-se ver o fenômeno chamado “anel de diamante”, o qual é um pequeno feixe de luz ainda a ser bloqueado pela Lua durante sua passagem na frente do Sol.

No norte, as capitais que verão o eclipse são:

Macapá/Amapá: 41%
Belém/Pará com 38%;
Boa Vista/Roraima com 37%;
Manaus/Amazonas com 21%;
Palmas/Tocantis com 13%;
Porto Velho/Rondônia com 4%;
e Rio Branco/Acre menos do que 0,4%.

No Nordeste, o fenômeno será visto em:

São Luís/Maranhão com 39%;
Fortaleza/Ceará com 40%;
Natal/Rio Grande do Norte com 36%;
Teresina/Piauí com 32%;
João Pessoa/Paraíba com 32%;
Recife/Pernambuco com 29%;
Maceió/Alagoas com 23%;
Aracaju/Sergipe com 18%;
e Salvador/Bahia com 12%.

Astrologia

O eclipse desta segunda é considerado o evento astrológico mais importante do mês e do ano. Leoninos e aquarianos serão os mais afetados. Entenda as mudanças em cada signo no coluna Estrelar.


WWW.NOTICIAGERAL.COM: Este site acompanha diversos editoriais. Todos as notícias veículadas aqui são tratatas como simples suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Não nos responsabilizamos por quaisquer comentários de nosso internautas.

 

 

Redes Sociais

Ntinferior

Endereço do site: Av, São Paulo N. 1379, Ji-paraná-Ro, Telefones. 9 9946-9606 / 9 8441-2532

E-mail: noticiageral.com@gmail.com

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo
y/asyncjs.php">