? ºC Porto Velho - Ro
Noticia geral logo1

Geral

imóveis, compra, venda, imobiliária, certidão, certidão de inteiro teor, casa, apartamento, 08/10/2018 18:35

CONHEÇA UMA PROVIDÊNCIA QUE TODO COMPRADOR DE IMÓVEIS DEVE ADOTAR

Tradicionalmente, o brasileiro prefere investir suas economias em imóveis, seja para realizar o sonho de ter a casa própria ou para que o dinheiro valorize com o passar do tempo, já que esse tipo de investimento raramente perde seu valor.

O problema é que a falta de cuidado na hora de comprar o imóvel pode fazer com que o sonho se torne um pesadelo.

Imagine comprar um imóvel e somente depois de assinar o contrato de “compra e venda” descobrir as seguintes dores de cabeça:

  • o imóvel não está regularizado, ou seja, ainda não possui registro – em tais ocasiões, nenhum tipo de financiamento junto às instituições financeiras/bancos poderá ser obtido para construção ou reforma, será transferida somente a posse e não a propriedade.

 

Tome cuidado com preço abaixo do mercado, pois o vendedor tem somente a posse e não propriedade.

  • o imóvel é objeto de uma disputa na justiça – nessas circunstâncias, caso o juiz entenda que quem vendeu o imóvel para você não é o verdadeiro dono, o contrato de compra e venda que você já assinou é nulo, e para recuperar o dinheiro que foi pago pelo imóvel uma ação judicial terá que ser ajuizada, o que pode levar anos para ser julgada e reaver seu dinheiro, sem contar que não há garantia de sucesso;

 

  • o imóvel está hipotecado ou possui outro ônus – nesse contexto, caso a pendência não seja regularizada, o imóvel pode tornar-se objeto de garantia ao credor, a fim de quitar a dívida. Isso ocorre quando, por exemplo, o proprietário possui dívidas judiciais. Nesta hipótese você pode acabar perdendo o dinheiro e o imóvel

Quem já vivenciou alguma dessas situações sabe que a solução, como explicado na segunda situação hipotética, geralmente é ajuizar uma ação que pode levar anos para ser julgada, e pode causar muitas frustrações e problemas.

Devo desistir então do sonho de investir em imóveis? Não, de forma nenhuma! Basta ter calma e ser precavido (a)!

Você sabia que algumas medidas simples e de baixo custo pode ser tomada para evitar todos esses problemas?

Para uma negociação segura, é indispensável a obtenção de certidão de inteiro teor do imóvel (no cartório de registro), certidões que atestem o cenário judicial do imóvel e dos outros proprietário ente as tais, certidões fazendárias (município, receitas estadual e federal).

Embora sejam documentos acessíveis a todos, para assegurar a transação é recomendado que sejam estes analisados por um advogado especialista, que também poderá atuar na negociação de preço, demais condições e redigir o contrato de maneira mais adequada.

Portanto, é importante ter paciência e não deixar a ansiedade fazer com que você não tome as medidas necessárias. A depender do teor dos documentos que listamos, você deve pensar duas vezes antes de prosseguir o fechamento do contrato. 

.  Brenda S. N. Arruda Luz, é advogada inscrita na OAB/RO sob o n. 7976.


0ef20102 c1a6 4c56 b59f 7f1b4e5dbf6a

WWW.NOTICIAGERAL.COM: Este site acompanha diversos editoriais. Todos as notícias veículadas aqui são tratatas como simples suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Não nos responsabilizamos por quaisquer comentários de nosso internautas.

 

 

Redes Sociais

Ntinferior

Endereço do site: Av, São Paulo N. 1379, Ji-paraná-Ro, Telefones. 9 9946-9606 / 9 8441-2532

E-mail: noticiageral.com@gmail.com

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo