1ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é inaugurada em Ji-Paraná

1ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é inaugurada em Ji-Paraná

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ji-Paraná (RO) foi inaugurada na manhã desta terça-feira (21) para atender moradores que precisam de atendimento de emergência.

O prédio da UPA, que começou a ser construído em 2017, vai funcionar 24 horas por dia na rua Vinícius de Moraes (T-10), no bairro São Pedro, 2° distrito da cidade.

A inauguração da nova unidade de pronto-socorro contou com a participação do ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, e o prefeito Isaú Fonseca (MDB).

Durante o discurso de entrega da UPA, o ministro Queiroga falou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e disse que cada pessoa deve defendê-lo.

“Eu vim aqui pedir o apoio de vocês para que a gente possa fortalecer a imunização, reforçar a segunda dose de vacina e a dose de reforço [contra a Covid]. As vacinas estão aí e agora elas precisam ser entregues ao povo, principalmente aqui na região Norte, onde o inverno chega mais cedo. Depende de cada um de nós se vacinar”, disse.

O vice-governador de Rondônia, José Atílio Salazar Martins, mais conhecido como Zé Jodan, e o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, também estiveram na inauguração da UPA.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná, a UPA do 2° distrito terá área de desembarque para ambulâncias, sala de espera, triagem, setor de estabilização, consultórios médicos, sala de exames laboratoriais, farmácia e 10 leitos de observação.

A partir de agora, a unidade vai atender moradores que precisam de urgência e emergência de média complexidade, como acidentes de trânsito e problemas cardíacos.

Além da UPA, o Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz continuará atendendo casos mais graves, no 1° distrito de Ji-Paraná.

Segundo o município de Ji-Paraná, para a construção da UPA foram investidos cerca de R$ 3,2 milhões.

A unidade de pronto-socorro foi construída no 2° distrito devido a densidade populacional. Antes, os moradores dessa região precisavam se deslocar até o hospital municipal para buscar um médico de urgência e emergência.

A UPA de Ji-Paraná terá capacidade para atender mais de 5 mil pacientes por mês.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *