Anvisa pede à Janssen e AstraZeneca alteração na bula das vacinas contra Covid

Anvisa pede à Janssen e AstraZeneca alteração na bula das vacinas contra Covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instou as farmacêuticas Janssen e AstraZeneca a incluírem na bula das vacinas contra Covid-19 a contra-indicação de uso para pessoas com histórico de Síndrome de Extravasamento Capilar.

Após analisar o perfil de efeitos adversos previstos com essas vacinas no Brasil e no mundo, o pedido foi feito na última sexta-feira (9). Uma história familiar da Síndrome de Extravasamento Capilar também foi encontrada nos pacientes investigados pelo European Medicines Body (EMA), uma agência reguladora europeia.

A Síndrome de Extravasamento Capilar é um efeito colateral potencialmente grave, apesar de sua raridade. A Anvisa foi alertada sobre uma possível ocorrência da condição após a vacinação e agora está avaliando a situação.

Os profissionais de saúde devem estar cientes dos sintomas e sinais da Síndrome de Extravasamento Capilar, bem como do risco da doença retornar em pacientes que já a experimentaram.

Se aqueles que foram vacinados com uma plataforma adenoviral apresentarem inchaço rápido dos braços e pernas ou ganho de peso abrupto nos dias após a imunização, eles devem procurar ajuda médica imediatamente. A sensação de desmaio (devido à pressão arterial baixa) está freqüentemente associada a esses sintomas.

Síndrome de Extravasamento Capilar

A síndrome de vazamento capilar é uma doença incomum, mas perigosa, na qual o fluido vaza de pequenas artérias sanguíneas (capilares), causando edema principalmente nos braços e pernas, pressão arterial baixa, espessamento do sangue e níveis baixos de albumina no sangue.

Fonte: Mixrondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *