Cena inusitada: Beneficiários usam manequins em fila de recadastramento do CadÚnico na Bahia

Cena inusitada: Beneficiários usam manequins em fila de recadastramento do CadÚnico na Bahia

O recadastramento para receber benefícios de programas sociais, por meio do CadÚnico, tem gerado muitas filas em Salvador. Um novo ponto foi aberto no bairro da Barroquinha, nesta quinta-feira (4), e uma confusão foi registrada no local.

O novo lugar para atualizar os dados fica na região do terminal rodoviário, e foi instalado para descentralizar o cadastramento que originalmente fica no bairro do Comércio – que também gera muitas filas. Boa parte dos beneficiários chegou ainda na quarta-feira (3).

Por causa da aglomeração e do baixo número de senhas – apenas 100 –, algumas pessoas que moram próximo da Barroquinha usaram estratégia de colocar cadeiras, manequins, caixas e até pedaços de madeira, para reservar o lugar na fila.

A medida foi usada porque alguns beneficiários não tiveram condições de passar a noite no local, seja por causa da idade, do frio, ou por terem crianças para cuidar. Uma dessas pessoas é uma mulher, identificada pelo prenome Jaguaracira.

“Eu cheguei ontem por volta de 7h. Fiquei aqui até meia noite, fui em casa, tomei banho, depois tornei a voltar, pedi a alguém para olhar [o lugar], tirei um cochilo e voltei, para poder conseguir [recadastrar]. A fila está muito grande, é muita gente. E tem o desemprego também”, ponderou ela.

Por volta das 6h30 desta quinta, houve uma correria no ponto de recadastramento. Uma jovem, sobrinha de Jaguaracira, teve o celular roubado por um homem. Por causa do assalto, muitas pessoas da fila começaram a gritar pedindo socorro e ajuda a policiais militares, que têm uma base fixa no bairro.

“Foi muito rápido. Ele falou que estava com a faca na mão e falou que se eu não corresse e andasse para frente que ele ia meter a faca em mim. Eu estava descendo para a fila. Aí ele me ameaçou com a faca, eu dei o celular e chamei meu esposo”, contou ela, que não teve nome divulgado.

A situação foi controlada pela Polícia Militar, que conseguiu recuperar o celular da jovem e deter o homem, suspeito do roubo. Ele deverá ser encaminhado para a Central de Flagrantes, onde o crime será registrado.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *