Coreia do Norte celebra 73º aniversário com desfile militar na madrugada

Coreia do Norte celebra 73º aniversário com desfile militar na madrugada

A Coreia do Norte realizou um desfile militar à meia-noite em Pyongyang no início desta quinta-feira (9) para marcar o 73º aniversário de sua fundação, informou a mídia estatal do país.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, apareceu em uma plataforma na praça Kim Il Sung e acenou para a multidão, mas não houve menção dele fazendo um discurso, de acordo com jornal estatal Rodong Sinmun.

Especialistas em Coreia do Norte observaram que as imagens de Kim pareciam mostrar que o líder norte-coreano perdeu peso, confirmando uma reportagem da mídia estatal de junho que dizia que ele havia emagrecido.

“É impressionante o quanto Kim Jong Un parece mais saudável nessas fotos”, tuitou Martyn Williams, um bolsista no Projeto 38 North no Stimson Center. “Independente do motivo para ele ter emagrecido – e existem teorias –, Kim parece muito melhor do que há alguns meses.”

Os relatos da mídia estatal não mencionaram a irmã de Kim Jong Un e funcionária do alto escalão do governo, Kim Yo Jong.

Durante o desfile, aviões voaram sobre Pyongyang, disparando sinalizadores, e paraquedistas caíram de aeronaves no céu noturno, disse Rodong Sinmun.

Na rua, bandas marciais lideraram um desfile, que incluiu trabalhadores, unidades de pesquisa e uma “unidade emergencial de prevenção de doenças”, acrescentou. As imagens do desfile mostraram um grande contingente de manifestantes vestidos com ternos cor de laranja e máscaras de gás.

O país notoriamente recluso cortou quase todos os seus laços com o mundo exterior em 2020 para evitar um influxo de casos do novo coronavírus. E até o momento, parece ter funcionado.

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, participa de desfile militar em Pyongyang
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, participa de desfile militar em Pyongyang / KCNA via REUTERS

A Coreia do Norte não relatou um grande surto de Covid-19 e não há indícios de que tenha ocorrido, embora os especialistas duvidem da alegação de Pyongyang de que o país não viu um único caso do vírus.

A maioria, senão todos, diplomatas e trabalhadores humanitários estrangeiros deixaram o país, citando escassez de bens e restrições extremas na vida diária.

Em junho, Kim demitiu vários altos que não cumpriram a estrita prevenção contra Covid-19 da Coreia do Norte, informou a agência de notícias estatal KCNA.

Parece que alguns membros dos escalões superiores do Partido dos Trabalhadores da Coreia foram substituídos, disse a KCNA.

Tropas e tratores, mas sem mísseis

As primeiras fotos do desfile de quinta-feira não mostram nada do arsenal de mísseis da Coreia do Norte. Versões novas ou atualizadas dos mísseis do país costumam ser mostradas nos desfiles militares.

Durante um desfile em janeiro, os militares norte-coreanos revelaram o que analistas disseram ser um novo míssil balístico lançado por submarino (SLBM).

Desfile de soldados norte-coreanos durante celebração do 73º aniversário do país
Desfile de soldados norte-coreanos durante celebração do 73º aniversário do país / KCNA via Reuters

Em outubro passado, a Coreia do Norte revelou o que os analistas acreditam ser um dos maiores mísseis balísticos do mundo em um desfile militar.

Mas os armamentos mostrados nas fotos da praça no início da quinta-feira eram de uma variedade menor de campos de batalha – ou tão mundanos quanto tratores – assim como legiões de soldados.

“Os membros do desfile que passavam pelas ruas da capital responderam cordialmente com a firme promessa de impulsionar o fortalecimento das capacidades de combate e defender a retaguarda da pátria socialista firme como uma rocha”, dizia o relato da KCNA.

Ri Il Hwan, membro do Bureau Político e secretário do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, fez um discurso no desfile, de acordo com a KCNA, dizendo que a Coreia do Norte vai “aumentar o Exército Popular, um pilar na defesa do estado” e aumentará suas indústrias de defesa para transformar” todo o país em uma fortaleza”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *