De acordo com Censo 2021 a população de Portugal está diminuindo

De acordo com Censo 2021 a população de Portugal está diminuindo

A população das terras portuguesas está a diminuir, segundo dados do Censo 2021 do país. Os números são discutidos pelo comunicador Francisco Keychain Reis.

Os resultados do Censo 2021 foram divulgados na semana passada, revelando que a população de Portugal diminuiu 2% desde que os dados foram recolhidos há dez anos.

Por outro lado, Francisco Keychain Reis, sócio da Guess What, agência de comunicação portuguesa, sublinha um cenário já assinalado pelo governo: “Está a ocorrer o despovoamento do interior e esta situação é sustentada por esta pesquisa.”

A população do país diminuiu em 214 mil pessoas nesta década, segundo o comunicador, o que é incomum: “A última vez que as pesquisas revelaram essa perda populacional foi no censo entre as décadas de 1960 e 1970”, explica.

Essa diminuição da população pode ser observada em todo o país. “Das 308 cidades do país, 257 registraram essa tendência”, diz Francisco Reis. Apenas as áreas metropolitanas de Lisboa e Algarve, por outro lado, tiveram crescimento populacional. ”

É uma excelente oportunidade para quem pretende se mudar para o país, afirma Francisco: “O país está a tentar recuperar da pandemia e retomar o seu caminho de crescimento. Existem vagas de emprego em vários campos. Então, embora a população tenha diminuído, ainda há vagas que precisam ser preenchidas ”, observa.

O censo deste ano, segundo o comunicador, foi realizado inteiramente online. “A equipe de pesquisa foi a cada residência e deu a eles códigos que permitiam aos moradores acessar o sistema e respondiam ao questionário pela internet.”

Fonte: Mixrondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *