Defesa Civil emite alerta para subida no nível do rio Machado em Ji-Paraná

Defesa Civil emite alerta para subida no nível do rio Machado em Ji-Paraná

A Defesa Civil de Ji-Paraná, na região central de Rondônia, está em alerta para o risco de alagamento devido ao aumento do nível do rio Machado, que atingiu 10,32 metros nesta sexta-feira (26), aproximando-se do estado crítico.

Segundo a Defesa Civil, mesmo com o nível de alerta, a situação do rio ainda está controlada. Esse “controle” se dá através do Plano de Contingência municipal. Caso o nível do rio Machado continue subindo e houver necessidade, as famílias ribeirinhas que moram em locais afetados serão alojadas na Escola Jandinei Cella, no bairro Jardim dos Migrantes.

Além disso, a prefeitura de Ji-Paraná (RO) também vai oferecer alimentos e apoio para as famílias atingidas, bem como, em situação de suspeita para Covid-19, será oferecido abrigo com atendimento médico.

De acordo com a Defesa Civil, a cheia em Ji-Paraná não terá grande proporção, já que o período de chuvas, inverno amazônico, está próximo de encerrar em Rondônia.

“Com o fim da temporada de chuvas, a tendência é que as águas subam mais lentamente e não cheguem aos níveis críticos”, explicou a Coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanettin.

O monitoramento do nível do rio Machado é feito na região de Ji-Paraná e nas cabeceiras do rio, nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno. G1

Fonte:https://noticiageral.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *