Disputa do concurso Miss Brasil terá pela primeira vez uma mulher trans

Disputa do concurso Miss Brasil terá pela primeira vez uma mulher trans

O concurso Miss Brasil, conhecido como Concurso Nacional de Beleza (CNB), poderá coroar a primeira mulher transexual como lenda da beleza brasileira nesta quinta-feira (19). Rayka Vieira, de 26 anos, de Goiás, vai disputar a final.

Esta será a primeira vez que uma trans foi recebida na inscrição do concurso, depois de 60 anos de história. A vencedora do Miss Brasil ganhou uma vaga no concurso internacional de Miss Mundo, que até agora não incluiu candidatas transexuais.

A candidatura de Rayka foi revelada pela primeira vez em setembro do ano passado. “Demorei para assimilar”, disse ela em entrevista ao F5 da Folha de S. Paulo sobre como sua vida mudou desde que entrou na competição. Como as possibilidades para a comunidade LGBTQIA + são escassas, nunca imaginei que isso pudesse acontecer na minha vida. Hoje, absorvi mais informações e posso dizer que estou extremamente feliz por estar vivendo este sonho ”.

Rayka também afirmou que sofreu ataques desde o início de sua campanha: “Recebi inúmeras críticas, insultos, piadas, ironia, agressividade e machismo.” Isso me deixou ainda mais assustada e certamente contribuiu para minha ausência temporária online. Eu estava com medo de expor qualquer coisa, de tomar uma posição, de falar abertamente. (…) Sempre me preocupei com o que as outras pessoas pensavam de mim. (…)

Mas com a ajuda da minha família, amigos e colegas de trabalho, consegui relaxar. A boa notícia é que os sinais positivos anularam os maus, e não tenho mais medo de me expor e aproveitar as oportunidades que a vida tem a oferecer. ”“Que a participação de mulheres trans em concursos tradicionais possa ser algo natural, e que meu único atributo não seja ser trans”, pede Rayka.

Fonte: Mixrondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *