É falso calendário que prevê vacinação de brasileiros entre 18 e 71 anos?

É falso calendário que prevê vacinação de brasileiros entre 18 e 71 anos?

Circula pelo WhatsApp um calendário de vacinação da Covid-19 que indica que todos os brasileiros acima de 18 anos estarão imunizados no início de agosto. O cronograma teria como fonte o Ministério da Saúde e conta com uma previsão de vacinação de pessoas com idades entre 18 e 71 anos. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Voltarisão de vacinação para o Covid

fonte: Ministério da Saúde.

69 à 71 anos – 27/03

68 à 66 anos – 04/04

65 à 63 anos – 12/04

(…)

26 à 24 anos – 24/07

23 à 21 anos – 01/08

20 à 18 anos – 08/08

Vamos acompanhar

Texto que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O Ministério da Saúde informou, em nota, que o cronograma que circula pelo WhatsApp não corresponde à Campanha de Vacinação contra a Covid-19, coordenada pela pasta. Segundo o órgão, não existe um cronograma prévio com datas em que os estados e municípios devem realizar a imunização de determinadas faixas etárias. Na realidade, o governo federal distribui as doses da vacina e as autoridades locais precisam coordenar a aplicação.

O texto compartilhado pelo WhatsApp estabelece uma data de vacinação para pessoas mais jovens que não estão contempladas nos grupos prioritários. Atualmente, brasileiros na faixa de 20 a 60 anos não integram essa categoria. O sétimo informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 coloca no grupo prioritário os trabalhadores da saúde, brasileiros de até 70 anos, idosos (60 anos ou mais) residentes em instituições de longa permanência, povos indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas. 

Também não foi possível localizar qualquer município que esteja utilizando o cronograma compartilhado no WhatsApp. No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura estabeleceu que pessoas até 70 anos serão vacinadas até o dia 3 de abril. “Lembrando que a continuidade da campanha depende da entrega de remessas no tempo previsto. Qualquer alteração será informada”, diz o município, em post no seu perfil oficial no Instagram.

Em fevereiro, a Lupa verificou um boato semelhante. Na época, um calendário, também supostamente criado pelo Ministério da Saúde, divulgou as datas de vacinação dos brasileiros entre 74 e 55 anos. Contudo, esse cronograma não foi feito pela pasta. Fonte: Lupa

Fonte: https://noticiageral.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *