É falso que Brasil registrou zero caso de dengue este ano?

É falso que Brasil registrou zero caso de dengue este ano?

Circula nas redes sociais a informação de que, este ano, o Brasil não registrou casos de dengue. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Verão terminando, Outono chegando e uma coisa espetacularmente boa aconteceu, é o primeiro verão em 40 anos que não teve um caso sequer de dengue”
Legenda de post publicado no Facebook que, até as 14h de 26 de março de 2021, tinha mais de 1,2 mil compartilhamentosFALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que, entre 3 de janeiro e 13 de março deste ano, o país registrou 103.595 casos suspeitos de dengue. O Ministério da Saúde também confirmou ao menos 19 mortes por dengue este ano.

Apesar do registro de mais de cem mil casos suspeitos de dengue, esse número representa uma redução de 74,3% em relação ao mesmo período de 2020. “Desde fevereiro de 2020, o Brasil enfrenta uma pandemia do covid-19 e, desde a confirmação dos primeiros casos, observou-se uma diminuição dos registros de casos prováveis e óbitos de dengue. Esta diminuição pode ser consequência de uma subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses associadas a mobilização das equipes de vigilância e assistência para o enfrentamento da pandemia e ao receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde”, explica o Ministério da Saúde.

O informe técnico também mostra que foram registrados 7.778 casos prováveis de chikungunya e 448 infecções pelo zika vírus. Lupa

Fonte: https://noticiageral.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *