É falso que Vinícius Júnior dedicou gol a Bolsonaro no jornal The New York Times?

É falso que Vinícius Júnior dedicou gol a Bolsonaro no jornal The New York Times?

ircula no WhatsApp uma publicação com uma fotografia de Vinicius Junior, jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira de futebol, afirmando que ele teria dedicado um gol ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O conteúdo começou a ser compartilhado depois que Vinicius marcou o gol decisivo na final da Champions League. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não existem registros no jornal The New York Times de que Vinicius Junior tenha elogiado o presidente Jair Bolsonaro. As últimas reportagens que citam o jogador (aquiaqui aqui), e a cobertura da final da Champions League (aqui), não mencionam qualquer declaração ou dedicatória direcionada ao presidente.

Também não existem registros no Google de que Vinicius tenha falado sobre Bolsonaro. Em suas contas oficiais no Instagram e no Twitter, o jogador também não mencionou o presidente. 

fotografia do jogador usada na montagem foi tirada em 4 de outubro de 2020 pelo fotógrafo David S. Bustamante, da Soccrates e da Getty Images, durante uma partida entre Real Madrid e Levante pelo Campeonato Espanhol.

No dia 28 de maio, quando a imagem analisada pela Lupa começou a circular no WhatsApp, Vinicius Junior marcou o gol da vitória do Real Madrid contra o Liverpool pela final da Champions League, a maior competição de clubes do mundo.

’Dedico esse gol primeiramente a Deus e segundo ao presidente do meu país, Jair Messias Bolsonaro, que se Deus quiser vai ser reeleito esse ano’ – Vini Jr ao The New York Times

– Texto da imagem que circula no WhatsApp

Lupa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.