É montagem vídeo de cocaína sobre mesa de presidente da Ucrânia?

É montagem vídeo de cocaína sobre mesa de presidente da Ucrânia?

Circula pelo WhatsApp um vídeo em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversa por meio de uma videochamada no que parece ser um escritório. A gravação, no entanto, acaba supostamente revelando um punhado de cocaína junto a um cartão de crédito sobre a mesa onde o mandatário está sentado. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Este é o presidente da Ucrânia fazendo uma Live com os cumpanheiros de partido… mas o quê é isso em cima da mesa? Zelensky ( Tiririca Ucrâniano ) cheirou alguns trilhos de coca antes deste vídeo… Que Deus proteja o povo ucraniano.”
Legenda de vídeo que circula em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem que utiliza um vídeo publicado pelo próprio presidente ucraniano, registrando uma conversa com o empresário Elon Musk. A cocaína foi adicionada à cena por meio de edição.

A gravação original foi publicada na conta de Zelensky no Instagram em 5 de março. “Conversei com Elon Musk. Ele agradeceu a Ucrânia por seu apoio em palavras e ações. Na próxima semana vamos receber outro lote do sistema Starlink [que oferece conexão à internet via satélite] para as cidades destruídas. Também conversamos sobre possíveis projetos espaciais e uma visita à Ucrânia. Mas sobre isso, só depois da guerra”, escreveu o presidente na legenda da postagem.

No vídeo, Zelensky convida Musk para visitar a Ucrânia. “Depois da guerra, você será muito bem-vindo, faço o convite”, diz o presidente. Não há cocaína sobre sua mesa. O empresário responde positivamente ao convite.

Essa informação também foi analisada por veículos de comunicação do exterior, como o TF1 Info, da França, e Al Bawaba, da Jordânia.

LUPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *