Escola do Legislativo realiza live sobre a Mulher na Política

Escola do Legislativo realiza live sobre a Mulher na Política

Apesar de serem maioria entre os eleitores brasileiros, menos de 15% de mulheres ocupam cargos eletivos

Na próxima segunda-feira (8), a partir das 17 horas (horário de Rondônia) a Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa (ALE), presidida pelo deputado Alex Redano (Republicanos) estará realizando live relacionada ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no próximo dia 8. A participação da mulher na política, mínima para quem domina o colégio eleitoral no País, é o tema central da live da escola dos deputados.  

Apesar de ter a maioria do eleitorado brasileiro, as mulheres têm pouca representatividade na política. Hoje menos de 15% dos cargos públicos eletivos são ocupados por mulheres. “A presença feminina na política brasileira é pequena diante da enorme presença na vida econômica e social do País”, diz o diretor-geral da Escola, Fábio Ribeiro, um dos participantes da live da próxima semana.  

Outro exemplo citado por Fábio está relacionado as eleições municipais de 2020, quando foram eleitos prefeitos, vices e vereadores dos municípios brasileiros. O país elegeu 9 mil vereadoras e mais de 47 mil vereadores. São 16% vereadoras e 84% de vereadores.  

O parlamento estadual de Rondônia, que conta com 24 deputados, apenas duas cadeiras são ocupadas por mulheres. Na Câmara Federal e no Senado a situação não é diferente: 15% das cadeiras e 13%, respectivamente são ocupadas por mulheres.  

Na live de segunda-feira com aproximadamente 60 minutos de duração, o assunto será abordado com profundidade pelos palestrantes. Além de Fábio, estará debatendo o importante tema a jornalista Érica Ferraz, sócia-fundadora do Instituto Caph de Comunicação e Paula Menna Barreto Hal, jornalista de renome internacional.  

A live será transmitida pela equipe da Escola pelo facebook@escoladolegislativoro. 

Texto: Assessoria da Escola do Legislativo – ALE/RO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *