Escolas Públicas serão isentas de taxas para competições escolares

Escolas Públicas serão isentas de taxas para competições escolares

Ao ser reconduzido à presidência da Federação do Esporte Escolar de Rondônia (FEERO), o professor Antônio Marques Nunes Vieira anunciou a gratuidade das inscrições das escolas públicas que enviarem equipes de alunos-atletas às competições escolares no estado. No sábado, 20, na sede da FEERO em Cacoal, a diretoria tomou posse para o mandato de quatro anos.

A isenção das inscrições é uma das estratégias a ser aplicada pela FEERO com o objetivo de ampliar a participação dos esportistas escolares nas competições estaduais, que são classificatórias para as etapas nacionais em várias modalidades. Aracaju (SE) sediará em julho e agosto a Gymnasiade, e, em novembro, no Rio de Janeiro (RJ), acontece os Jogos Escolares Brasileiro (JEB’s).

Até o ano passado a Federação só admitia a participação nos eventos esportivos mediante pagamento de inscrição, fator limitante para que as equipes esportivas estudantis da rede pública participassem dos torneios e seletivas estaduais.

A escola interessada em se filiar à FEERO e garantir a participação das equipes nos eventos esportivos e só baixar o formulário no endereço eletrônico http://feero.cbde.org.br/documentos e encaminhar a documentação no E-Mail feero.feero2017@gmail.com para checagem e registro. Para outras dúvidas e mais informações, como regulamentos e prazos, por exemplo, o contato telefônico é o 99320-0661.

“Estamos vivenciando uma nova fase do desporto escolar em decorrência da pandemia de Covid-19. Com isso, estamos também reaprendendo a conduzir as competições seguindo as orientações da Confederação Brasileira do Esporte Escolar (CBDE), que neste ano retoma a realização dos JEB’s em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania”, disse Antônio Nunes.

Os JEB’s, realizados pela CBDE, foram uma tradicional competição estudantil entre as décadas de 1970 até o ano de 2004. A competição, que seria retomada em 2020, foi transferida para este ano devido à pandemia do novo coronavírus e servirá como classificatória para os Jogos Sul-americanos Escolares, em dezembro, no Brasil.

Eleição na FEERO

Com o slogan “O esporte escolar respira sonhos”, a nova diretoria executiva e o conselho fiscal da FEERO foram eleitos e tomaram posse em cerimônia singular na sede da Federação, em Cacoal, na noite do sábado (20). A eleição foi por aclamação e conduzida pela comissão eleitoral composta pelo advogado Miguel Antônio Paes de Barros Filho, e os professores de educação física Dhieisi Ebert, integrante da CBDE, e Mário César Caetano de Andrade.

Antônio Nunes foi reconduzido à presidência da Federação. Com ele, as vice-presidentes Pâmella Carlo Cecílio e Ana Paula Broni tomaram posse e terão mandato válido até o dia 31 de dezembro de 2024. O Conselho fiscal empossado foi: Juliano Cesar Carneiro, Jadir Pereira de Souza, Isabel Pereira de Souza, Silvana Carvalho Barbosa, Angelina Araújo e Talita Fernanda Rodrigues Lenzi.

A FEERO iniciou as atividades em 2017 com o apoio da CBDE oportunizando aos estudantes-atletas a participação de competições estaduais, nacionais e internacionais. Sob o comando do professor Antônio Nunes, a FEERO registrou nos últimos quatro anos conquistas em nível nacional nas modalidades de vôlei de praia, voleibol, basquetebol, atletismo e judô.

A Federação também enviou, a eventos nacionais, desportistas do futebol de campo, futsal, handebol, karatê, taekwondo, wrestling, natação, tênis de mesa, badminton, xadrez e ginástica rítmica.

A participação dos atletas das respectivas modalidades nas competições nacionais (passagens aéreas, hospedagem, alimentação, traslado interno nas cidades sedes) foi custeada pela CBDE, em apoio à FEERO. Até 2019, em Rondônia, a FEERO contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“É uma oportunidade para os atletas em idade escolar participar de competição representando Rondônia em outros estados brasileiros e até mesmo fora do Brasil. Nossa meta agora é arregaçar as mangas para atingir a meta de levar o esporte escolar da FEERO aos 52 municípios rondonienses”, declarou o presidente reeleito, Antônio Nunes, que conta com o apoio e agradece à diretora da Eucatur pelo transporte das equipes estudantis dentro de Rondônia.

Texto/Fotos: Assessoria de Imprensa da FEERO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *