Estudo aponta que jovens adultos tem maior risco de obesidade

Estudo aponta que jovens adultos tem maior risco de obesidade

Quando comparados aos adultos de qualquer outra faixa etária, os jovens de 18 a 24 anos têm o maior risco de se tornarem obesos ou com sobrepeso na próxima década.

De acordo com um novo estudo realizado por especialistas das Universidades de Londres, Cambridge e Berlim, as iniciativas de prevenção da obesidade devem ter como alvo essa população.

O estudo, que foi publicado no The Lancet Diabetes & Endocrinology, descobriu que ser um adulto jovem tem um impacto maior no aumento de peso do que gênero, etnia, região geográfica ou status socioeconômico. O risco de ganho de peso dessa faixa etária não só é maior, mas também diminui com a idade.

Entre 1998 e 2016, os pesquisadores coletaram registros anônimos de saúde de atenção primária de mais de 2 milhões de pessoas na Inglaterra (com mais de 9 milhões de IMC e medidas de peso) para examinar o risco de mudanças de peso em diferentes idades e categorias.

Eles descobriram que pessoas de 18 a 24 anos tinham quatro vezes mais probabilidade do que aquelas de 65 a 74 anos de ficarem acima do peso ou obesas nos próximos dez anos.

Jovens adultos com sobrepeso ou obesidade também tinham maior probabilidade de progredir para uma categoria de IMC mais alta do que pessoas de qualquer faixa etária com sobrepeso ou obesidade. “A vida dos jovens passa por mudanças significativas.

As crianças podem começar a trabalhar, frequentar a universidade ou sair de casa pela primeira vez, mas os hábitos que desenvolvem ao longo desses anos podem durar para o resto da vida.

Se levamos a sério a redução da obesidade, devemos desenvolver intervenções adaptadas às necessidades dos jovens adultos, de acordo com a coautora Claudia Langenberg, das Universidades de Cambridge e Berlim.

Como se trata de um estudo observacional, os autores não estabeleceram uma relação de causa e efeito.

Fonte: Mixrondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *