Golpistas usam o nome da Cacau Show e prometem ovos de Páscoa para roubar dados

Golpistas usam o nome da Cacau Show e prometem ovos de Páscoa para roubar dados

Circula pelo WhatsApp que a Cacau Show estaria fazendo uma promoção de Páscoa. O link compartilhado afirma que, para ganhar um ovo de graça, o usuário precisa preencher um questionário de quatro perguntas. Haviam 2.975 ovos disponíveis para premiação, de 7 quilos cada um. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Você está participando da promoção Páscoa Cacau Lovers. Escondemos em nosso site 2.975 Ovos de Chocolate de Cacau Show, com 7 kg cada! Complete o questionário, encontre a caixa premiada e leve para casa um Ovo de Pásco com 7 kg grátis”
Link que circula pelo WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de um golpe. A promoção sinalizada na imagem não foi feita pela Cacau Show, mas por criminosos que buscam coletar dados das vítimas e induzi-las a clicar em links maliciosos e receber propagandas online. Em nota, a assessoria de imprensa da empresa informou que sofre diariamente com tentativas de fraude usando o nome da marca. A empresa lembra que todas as suas promoções são divulgadas nas redes sociais da Cacau Show. Não há nenhuma referência atualmente à suposta distribuição de 2.975 ovos de 7 quilos nos canais oficiais da marca.


Ao acessar o link que circula no WhatsApp, o usuário é induzido a fornecer informações aos golpistas, o que pode resultar no roubo de dados para uso indevido. Esse modelo de golpe é comum, e o nome de diversas outras empresas já foi indevidamente usado como isca, como as Lojas Americanas, a Coca-Cola, a Petrobras e o Mercado Livre.

Ao receber ofertas de marcas conhecidas no WhatsApp, evite clicar ou compartilhar o link. Antes disso, verifique se a oferta aparece nos canais oficiais de comunicação das marcas, como o site oficial ou seus perfis verificados em redes sociais.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa.

Lupa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.