Governo cancela edição 2021 da Rondônia Rural Show Internacional devido pandemia Covid-19

Governo cancela edição 2021 da Rondônia Rural Show Internacional devido pandemia Covid-19

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), cancelou a 9ª edição do Rondônia Rural Show Internacional, que aconteceria no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, no segundo semestre de 2021. A 9ª edição da feira está marcada para os dias 23 a 28 de maio de 2022.

A medida foi acatada no que se refere à prorrogação da declaração de estado de calamidade pública para todo o Estado de Rondônia, por meio do Decreto Legislativo n. 1213, de 17 de dezembro de 2020, com o objetivo de prevenir e combater a pandemia do coronavírus, de acordo com a coordenação do Rondônia Rural Show Internacional.

“Com o avanço da covid-19, o governador permitiu o cancelamento da feira, principalmente para proteger a vida dos produtores rurais, expositores, empresários e visitantes que estariam presentes no evento. Estamos em uma situação delicada e devemos respeitar e salvaguardar nossa gente ”, disse Evandro Padovani, secretário da Seagri.

A coordenação elaborou um protocolo de segurança para a realização da feira durante a pandemia, para prevenir o covid-19 e havia trabalhado no evento. Porém, após conversar com expositores e empresários sobre a possibilidade de realizar a 9ª edição do Rondônia Rural Show Internacional em agosto de 2021, a maioria manifestou o desejo de cancelar o evento em 2021 e com previsão de maio de 2022.

Segurança sanitária (vacinação covid-19); problemas climáticos desfavoráveis em agosto (calor, vento e poeira); falta de infraestrutura de irrigação para implantação de vitrines tecnológicas em agosto; escassez de insumos e implementos no mercado; data fora do calendário agrícola e plano de safra foram os principais pontos elencados pelos parceiros (expositores) além de indisponibilidade de crédito.

“Hoje, o Rondônia Rural Show é a maior feira do agronegócio do Norte, assim como do mundo. Continuaremos trabalhando para a realidade do evento no próximo ano, que sem dúvida será um grande sucesso. Trabalhando juntos para promover nosso agronegócio”, disse Padovani.

Conforme ofício nº 2.617 / 2021 / GOV-RED assinado pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, os recursos alocados para o evento no Plano Plurianual (PPA) da Seagri no valor de R $ 2,4 milhões serão realocados para outras ações de fomento ao agronegócio em Rondônia, após conhecimento, fiscalização e aprovação da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

“O Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, está em manutenção e o processo licitatório já está em andamento. Não paramos de trabalhar e continuaremos parando até que aconteça a feira, em maio de 2022 ”, afirmou Padovani.

Em sua oitava edição, o Rondônia Rural Show Internacional atraiu grande número de visitantes e gerou expressivo volume de negócios, com mais de 120 mil visitantes e 600 expositores em 2019, e proporcionou inúmeras intervenções educacionais e pedagógicas em palestras do agronegócio.

As vendas diretas do pavilhão da agroindústria e artesanato somaram R$ 300 mil. As transações em todos os setores somaram mais de R$ 700 milhões ao longo dos quatro dias de feira, a partir das vendas realizadas nas sete Rodadas de Negócios.

Fonte: Mixrondonia com informações de Assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *