Hemocentro está em falta de Sangue Negativo e adere a campanha “Junho Vermelho”

Hemocentro está em falta de Sangue Negativo e adere a campanha “Junho Vermelho”

Com a entrada do mês de junho, o Hemocentro de Rolim de Moura aderiu a campanha “Junho Vermelho” com o objetivo de despertar o espírito de solidariedade que existe em todos nós, e incentivar a doação de sangue, haja vista, que devido a pandemia o número de doadores diminuiu e já está em falta do Sangue tipo Negativo.

É que o mês de junho é considerado o período de maior escassez. A campanha desse ano se faz ainda mais necessário uma vez que o mundo está acometido pela pandemia do Covid-19, e uma das regras para evitar a disseminação do vírus, é o distanciamento social, o que dificulta a doação espontânea de sangue.

Devido a esses problemas e a falta, especialmente do Sangue Negativo, a Enfermeira Janaine Costa pede às pessoas que podem doar que o faça, pois ao fazer isso a pessoa estará contribuindo para a esperança de vida e de saúde de quem mais precisa: pai, mãe, irmão, amigo ou mesmo uma pessoa que você nunca viu,  pois não importa quem será beneficiado, mas sim que outras pessoas possam ter novas oportunidades e novas chances de recomeçar a própria vida.

Janaine informa ainda que as pessoas que estejam em algum tipo de tratamento, sejam com antibióticos ou mesmo com alguns antiinflamatórios, essas pessoas devem aguardar entre 7 a 10 dias após o final do tratamento para realizar a doação. Pessoas que foram acometidas pelo Covid-19, fizeram o tratamento e tiveram alta, se estiver se sentindo bem, 30 dias após essa alta já pode doar sangue. No caso das vacinas, se for da Coronavac a pessoa deve esperar por pelo menos 3 dias, já se for da AstraZeneca/Oxford o prazo é de 7 dias.

Segundo a enfermeira nos casos de tatuagem, vai depender de onde for feita, se em estúdio com autorização sanitária as pessoas podem doar, mas se for feita de forma clandestina aí há a necessidade de se esperar por um ano, já a maquiagem definitiva essas pessoas devem esperar por seis meses para realizar a doação.

O atendimento no Hemocentro para a doação de sangue durante o mês de junho será na segunda pela manhã, quarta manhã e tarde, quinta pela manhã e sexta pela manhã, já na terça feira não haverá atendimento pelo fato de que nesse mês só contar com um médico que não trabalha na terça, tem outros dois médicos mais um está afastado e a outra encontra-se de férias.

 Vamos citar aqui cinco motivos para que você passe a ser um doador de sangue: Uma única doação pode salvar até quatro vidas; Não existe substituto para o sangue; Não há risco de contrair doenças durante a doação; Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado; O doador tem direito a um dia de folga no trabalho.

Fonte: https://noticiageral.com – com informações de Rolim Notícias   

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *