Inep anuncia que aplicação do Enem 2021 será somente no próximo ano

Inep anuncia que aplicação do Enem 2021 será somente no próximo ano

Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos Avançados Ansio Teixeira (Inep), anunciou que a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no início do próximo ano em reunião com integrantes do Conselho Nacional de Educação ( CNE) na quinta-feira (13).

A notícia foi publicada no jornal O Globo. A principal causa, segundo o documento, é a falta de financiamento para os processos de aplicação de provas.

O adiamento do exame já havia sido amplamente debatido, mas os desdobramentos cresceram depois que o Inep publicou um decreto no Diário Oficial da União estabelecendo como prioritárias apenas a preparação técnica e a preparação do Enem neste ano. A implementação das evidências não é declarada no texto.

Já que outros exames do Inep, como o Exame Nacional de Desempenho de Alunos (Enade) e o Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), estão entre os alvos e aparecem com o número de inscrições previstas – uma para cada exame – a falta de mais informações sobre o Enem chama atenção.

Portarias do Inep relacionadas às metas institucionais globais e intermediárias, publicadas no Diário Oficial da União em anos anteriores, indicam o número de vezes que o Enem será aplicado.

Em contato com o Inep para confirmar os detalhes do adiamento dos exames, mas não obteve resposta até as 15h30, a resposta a assessoria de imprensa da instituição testadora negou que Danilo Dupas tenha informado a CNE das suas intenções de utilizar o Enem 2021 no próximo ano.

Dupas afirma em uma gravação compartilhada da reunião da Câmara de Educação Básica da CNE, que está trabalhando para realizar o exame em 2021. “Estamos comprometidos com o Enem acontecendo este ano, mas existem algumas variáveis sensíveis que estamos alinhando com o MEC, e nós alinhará a data com você o mais rápido possível, ok? ” Portanto, você pode ter certeza de que os servidores estarão ocupados e também buscaremos qualidade na aplicação ”, afirma.

Fonte: Mixrondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *