Inicia segunda-feira a Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas

Inicia segunda-feira a Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas

O Governo de Rondônia sediará a Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas de 21 a 26 de junho, com o tema “Rondônia Contra o Uso Indevido de Drogas”.

Diversos eventos serão realizados ao longo desse período, incluindo workshops, pit stops educacionais e ações de conscientização externa, além de uma série de palestras online com a participação de diversos especialistas no tema.

O início oficial do encontro na segunda-feira (21) será às 9h, com a presença do governador Marcos Rocha e demais autoridades. O evento será veiculado ao vivo no Facebook pelo Conselho Estadual de Políticas de Drogas e acontecerá no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (Conepod).

Outras atividades serão promovidas nas redes sociais da organização e presencialmente ao longo da semana, de acordo com as diretrizes de saúde, com o objetivo de aprimorar as práticas e os diálogos reflexivos sobre o tema. A seguir está a programação completa:

Dia 21 – Após o cerimonial de abertura, a defensora pública Isabela Moreira Campos proferirá palestra sobre “Atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na Política de Drogas”;

Entre os dias 21 e 25 de cada mês, a Polícia Militar (PM) e o batalhão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) realizam um pit stop e um “adesivaço” com imigrantes na esquina das avenidas do Rio Madeira.

Dia 22 – Palestra com o psiquiatra Nestor Angelo D’andrea Mendes sobre o tema “Dependência Química: Conceito, Tratamento e Reabilitação em Comunidades Terapêuticas” vai decorrer a partir das 9 horas do dia 22.

Dia 23 – Flávio Henrique de Melo, desembargador do Tribunal de Execução Criminal da Comarca de Porto Velho, proferirá palestra, às 10 horas, com o tema “Do uso do álcool às drogas sintéticas: impactos e riscos do consumo entre os jovens”. A transmissão será feita por meio do Canal de Mediação Tecnológica, o que é inusitado.

Dia 24 – Às 8h30, Luiz Carlos Henrique de Souza, psicólogo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), fará uma apresentação sobre “O Uso de Drogas e os Impactos no Ambiente de Trabalho”.

Dia 25 – A partir das 16h, no Espaço Alternativo, acontecerão oficinas de atendimento médico e palestras com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e alunos da área de Saúde sobre o tema “Tipos, efeitos e consequências dos medicamentos para o corpo “, além de simulação de primeiros socorros com a presença de equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dia 26 – A Semana Nacional de Políticas de Drogas chega ao fim no Espaço Alternativo, em Porto Velho, a partir das 16h. Será realizada uma palestra com representantes da Sesau e alunos da área da Saúde, além de uma caminhada organizada pela Polícia Federal (PF), ciclismo, sorteio de bicicletas, entre outros prêmios, além de um “adesivo” com a Polícia Militar e o Batalhão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM).

Ainda este ano, o planejamento estratégico da Conepod fornecerá instruções a todos os municípios para aumentar a conscientização sobre a importância da formação de conselhos para apoiar esta causa, incluindo reuniões de coordenadores de Educação para estabelecer as bases para futuros comitês escolares de combate às drogas.

Essas atividades estão de acordo com a Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019, sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas de Drogas, que estabelece as condições para o atendimento ao usuário de drogas e dependentes químicos.

Fonte: Mixrondonia.com com informações de Assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *