Iniciou dia 30 prazo para pedidos de reaplicação de provas no Encceja

Iniciou dia 30 prazo para pedidos de reaplicação de provas no Encceja

Os participantes que não puderam realizar o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 por problemas logísticos ou sintomas de doenças infecto-contagiosas, no último sábado (28) ou ontem (29) podem se inscrever novamente no site da Encceja a partir de hoje (30) até a próxima sexta-feira (03/09).

A reaplicação ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira, será exigida a comprovação da doença que causou o afastamento, e cada caso será examinado separadamente.

A regra se aplica a pessoas que apresentaram sintomas de covid-19 ou outra doença infecciosa listada no aviso, como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.

A pessoa deve incluir um documento legível que comprove a condição no momento da solicitação. O nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da doença, o código da Classificação Internacional de Doenças (CID10), bem como a assinatura e identificação do profissional que fez o diagnóstico, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou órgão competente, e a data do atendimento são obrigatórios. O documento deve estar em formato PDF, PNG ou JPG e ter no máximo 2 MB.

Os inscritos que comprovaram a condição e tiveram a solicitação aprovada vão participar da reaplicação do exame.No caso de quem não pôde realizar a prova devido a problemas logísticos, o cenário deve enquadrar-se nos parâmetros definidos na notificação da Encceja 2020.Calamidades naturais ou falta de energia elétrica, por exemplo, são exemplos de situações que permitem a solicitação. Nestes casos, a pessoa deve usar o sistema Encceja para descrever o que aconteceu. O Inep também obterá fichas que comprovam o ocorrido e examinará cada caso individualmente.A Encceja é uma prova para adolescentes e adultos que não concluíram os estudos na idade exigida.

Mais de 1,6 milhão de pessoas confirmaram sua participação na edição 2020, com 297.543 buscando a certificação do ensino fundamental e 1.310.593 buscando a certificação do ensino médio.A prova para Pessoas Privadas de Liberdade ou no âmbito de medida socioeducativa que implique privação de liberdade (Encceja PPL) 2020 será realizada nas mesmas datas da reapresentação.

Fonte: Mixrondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *