Investimentos do BNDES vão garantir R$ 5,1 bilhões a pequenos agricultores

Investimentos do BNDES vão garantir R$ 5,1 bilhões a pequenos agricultores

Pela primeira vez, os pequenos produtores receberão R $ 1 para cada R $ 4 de recursos do Plano Safra disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Plano Safra 2021/2022, que vai de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022, vai fornecer R $ 20,1 bilhões para a agroindústria brasileira. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar recebeu um aumento de 58% nos recursos como parte dessa estratégia (Pronaf). Esses fabricantes menores receberão R $ 5,1 bilhões no total, ante R $ 3,3 bilhões no trimestre anterior.

No Plano Safra 2021/2022, o Governo Federal disponibilizará R $ 17,1 bilhões em recursos subsidiados, sendo cerca de R $ 3 bilhões de linha própria do BNDES à disposição de produtores rurais, empresas e cooperativas do setor. Os recursos de subsídio econômico serão distribuídos em 10 iniciativas.

Nove deles serão destinados à agricultura comercial, com orçamento de R $ 11,9 bilhões. Essas linhas têm taxas de juros anuais que variam de 5,5% a 8,5%. Os encargos anuais do Pronaf variam de 0,5% a 4,5%.

“A meta é atender mais produtores rurais e ao mesmo tempo baixar o tíquete médio”, afirmou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano. “Com recursos próprios (safra 2020/21), faturamos R $ 3,6 bilhões. Não vemos quaisquer restrições orçamentais para os recursos próprios do banco este ano. ”

As soluções fornecidas atendem a uma ampla gama de demandas dos agricultores, incluindo projetos de investimento, compra de máquinas e equipamentos, recursos financeiros, investimentos em sustentabilidade, armazenamento, inovação e modernização cooperativa.

Fonte: Mixrondonia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *