Jair Montes se reúne com secretário estadual de saúde para saber como está a distribuição de vacinas no estado

Jair Montes se reúne com secretário estadual de saúde para saber como está a distribuição de vacinas no estado

Secretário explicou que dados da AGEVISA apresentam delay por falta de profissionais nos municípios

Na manhã desta terça-feira (30) o deputado estadual Jair Montes (Avante) se reuniu com o Secretário de Saúde do Estado, Fernando Máximo, para saber como está o plano de vacinação para grupo prioritários e a distribuição de vacinas para os 52 municípios de Rondônia. 

Apesar de a AGEVISA (Agência de Vigilância e Saúde) manter os dados no painel Covid o parlamentar quis saber se os dados apresentados na plataforma são atualizados em tempo real.  

“Só a vacinação pode nos salvar desse colapso que estamos vivendo. Dos lotes enviados pelo Minsitério da Saúde de Coronavac e Astrazeneca em alguns casos recebemos menos do que deveríamos, mas agora isso será corrigido pelo Ministério, e assim vamos poder agilizar e ampliar a vacinação para diversos grupos. ” 

Por sua vez, o titular da Sesau explicou ao deputado que o Estado faz a distribuição através da Agevisa para os 52 municípios, mas que a responsabilidade de realizar a vacinação e montar a estratégia é das prefeituras. 

 “ Mantemos um painel com os dados, porém ocorre um delay na alimentação dos dados por alguns municípios. Muitas vezes isso ocorre pois não há profissionais suficientes naquela secretaria e o profissional precisa se dividir em vacinar e alimentar o sistema. Esse acumulo de funções gera um atraso”, explicou o secretário. 

Desde o dia 19/01 quando chegou o primeiro lote de imunizante, Rondônia recebeu um total: 213.608. Sendo 191.408 coronavac e 22.200 Astrazeneca. O último lote foi no dia 26 de março com 23,4 mil doses de vacina. 

Fonte: https://noticiageral.com – com informações da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *