Novas alternativas para prova de vida pelo telefone celular sem sair de casa

Novas alternativas para prova de vida pelo telefone celular sem sair de casa

Os beneficiários do INSS podem apresentar prova de vida por meio dos aplicativos Meu gov.br e Meu INSS, do site, dos caixas eletrônicos ou ainda por procuração.

Durante a pandemia, a medida visa evitar aglomerações. Após um hiato em março do ano passado, a exigência de evidências de vida foi reintegrada neste mês. Os beneficiários não perderam nenhum pagamento durante este período.

O Serpro e a Dataprev criaram a tecnologia de biometria facial para o novo sistema, que permite a prova de vida online. Cerca de 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas de assistência serão beneficiados com o procedimento. O usuário deve ter a biometria do título de eleitor e uma conta no gov.br, site de serviços do governo, para acessar o recurso.

Meu Gov.br e Meu INSS estão disponíveis no Google Play e App Store, bem como na web.

Prova de Vida

Anualmente A prova de vida é necessária para todos os que recebem o benefício do seguro social em conta-corrente, poupança ou cartão magnético para comprovar a existência do beneficiário e evitar fraudes.

Para evitar a suspensão do pagamento, as provas já vencidas devem ser concluídas dentro dos prazos. De acordo com as estimativas do governo, cerca de 11 milhões de pessoas precisam de assistência, o que representa um terço dos beneficiários.

Caso a comprovação de vida do celular não seja possível, o INSS recomenda que o cidadão procure a agência bancária que ficará responsável pelo recebimento do pagamento.

A validação biométrica é permitida por vários bancos em seus próprios aplicativos ou até mesmo em caixas eletrônicos.

Para as pessoas que não podem ir ao banco por motivo de doença ou problemas de mobilidade, uma terceira alternativa é fazer sua prova de vida por meio de um advogado.

No entanto, a procuração deve ser registrada no INSS para tanto. Para os beneficiários que residem no exterior, a prova de vida por procuração também é uma opção.

Fonte: Mixrondonia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *