Operação Crepitus’ é deflagra pela PF para coibir invasões de terras indígenas em RO

Operação Crepitus’ é deflagra pela PF para coibir invasões de terras indígenas em RO

A Polícia Federal lançou a “Operação CREPITUS” na segunda-feira, 24 de maio de 2021, com o objetivo de colocar em prática um plano de ação a ser realizado na TI Karipuna com o objetivo de coibir e reprimir a entrada de invasores na TI.

A ação, que está sendo realizada em colaboração com o Exército Brasileiro, Funai, Ibama, Força Nacional e PRF, visa dar continuidade à destruição de pontes clandestinas identificadas na região, bem como de máquinas e outros objetos em uso para a prática de atos ilícitos, além de fiscalizar a presença de pessoas não autorizadas na região e possíveis crimes cometidos.

Segundo levantamentos, invasores que querem explorar e desmatar a TI construíram muitas pontes escondidas em todo o território indígena.
Diversas operações da Polícia Federal na região nos últimos anos objetivaram desestabilizar as quadrilhas do crime organizado que atuam na área, como a Operação SOS Karipuna e a Operação Kawyra, que reduziram significativamente a prática de crimes na TI Karipuna.

O nome da operação, “CREPITUS” (que significa “explosão” em latim), refere-se à atividade que será realizada esta semana com a utilização de explosivos para destruir e / ou fazer pontes inúteis e outras estruturas utilizadas na prática de crimes .

'Operação Crepitus' é deflagra pela PF para coibir invasões de terras indígenas em RO
‘Operação Crepitus’ é deflagra pela PF para coibir invasões de terras indígenas em RO

Fonte:Mixrondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *