Operação de reintegração de posse é realizada na Zona Rural de Machadinho D’Oeste

Operação de reintegração de posse é realizada na Zona Rural de Machadinho D’Oeste

Uma reintegração de posse realizada na sexta-feira (11), retirou ocupantes da Fazenda Jatobá, na zona rural de Machadinho D’Oeste (RO). A ação é parte da Operação Paz no Campo, deflagrada pela Polícia Militar (PM).

De acordo com a PM, 30 pessoas estariam no local, já conforme o levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), 80 famílias foram afetadas.

Três oficiais de justiça com apoio da PM participaram da operação. Em todo o procedimento os camponeses foram pacíficos.

O grupo foi encaminhado até a delegacia para que fosse feita a identificação e posteriormente as pessoas foram realocadas em um ginásio de esportes da cidade. Segundo a Secretaria de Assistência Social de Machadinho, as famílias foram cadastradas em programas sociais para receber amparo.

A CPT menciona que essas pessoas chegaram até a Fazenda Jatobá fugindo do desemprego e da pandemia da Covid-19. Agora eles não têm para onde ir.

Operação de reintegração de posse é realizada na Zona Rural de Machadinho do Oeste, RO — Foto: Reprodução

Operação de reintegração de posse é realizada na Zona Rural de Machadinho do Oeste, RO — Foto: Reprodução

“Os magistrados, na sua maioria, não estão observando as orientações do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal que orienta, dentre outras questões, que não pode haver despejo durante a pandemia”, aponta a coordenadora da CPT, Maria Petrolina.

Outro caso

Não é a primeira vez que a Fazenda Jatobá é ocupada. Em julho de 2020, policiais do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Núcleo de Operações Aérea (NOA) e Politec realizaram outra reintegração de posse que durou aproximadamente três dias. Uma grande área de pastagem foi queimada. Um suspeito foi preso em flagrante.

Fonte: https://noticiageral.com – com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *