Polícia Federal faz operação contra venda ilegal de terras públicas pelo Facebook

Polícia Federal faz operação contra venda ilegal de terras públicas pelo Facebook

A Polícia Federal iniciou a Operação AMAZONIA.COM nesta quinta-feira (29), com o objetivo de combater o desmatamento e a venda ilícita de terras públicas nas redes sociais, em violação às normas legislativas.

As investigações começaram em fevereiro de 2021, após a mídia veicular uma reportagem investigativa denunciando o desmatamento e a venda de terras públicas nos estados de Rondônia e Amazônas por meio de redes sociais por pessoas físicas, inclusive em unidades de conservação e terras indígenas, regiões da Polícia Regional de Rondônia Círculo eleitoral da Superintendência.

A emissora usou um repórter para manter comunicação direta com pessoas que teriam postado propaganda, promovendo a venda de terras de domínio público sem os registros apropriados.

Os investigados promovem a venda de imóveis rurais na região amazônica com 830 (oitocentos e trinta) hectares por valores até R $ 1.600.000,00 em parte da publicidade (um milhão e seiscentos mil reais).

Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Porto Velho / RO, Monte Negro / RO, Cujubim / RO e Humaitá / AM pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Velho / RO e pela 2ª Vara da a Justiça Estadual de Machadinho d’Oeste / RO, visando apreender documentos relativos aos fatos investigados.

Os investigados serão acusados de peculato (art. 171, § 3º do Código Penal), invasão de bens da União, dos Estados e Municípios (art. 20 da Lei nº 4.947/66) e desmatamento em domínio público (art. 50- A da Lei nº 9.605 / 98).

Fonte: Mixrondonia com informações de assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *