Prazo para declaração do ITR termina hoje; saiba como fazer

Prazo para declaração do ITR termina hoje; saiba como fazer

O prazo para a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) teve início esta semana e se estende até o dia 30 de setembro deste ano em Porto Velho. Pessoas físicas ou jurídicas que são proprietárias, titulares de domínios úteis ou possuidoras a qualquer título de imóvel rural, precisam declarar este imposto.

De acordo com a prefeitura, informações enviadas após o dia 30 de setembro irão resultar em multa por atraso.

E caso a declaração não seja enviada, o proprietário de imóveis rurais pode sofrer penalidades por descumprimento de obrigação acessória, como multas e complicações com a Receita Federal.

Na prática, o ITR busca proteger as pequenas propriedades rurais pois oferece o benefício fiscal da imunidade tributária.

Como declarar o ITR?

O interessado deve baixar o Programa Gerador de Declaração (PGD) para preencher e enviar as informações sobre a propriedade territorial rural relativa a cada um dos seus imóveis rurais.

Após realizar o cadastro, o titular pode acompanhar o processamento da declaração para verificar a situação da entrega nos serviços da Receita Federal.

Caso nesse processo o sistema indique que a declaração está retida em malha, é provável que existam inconsistências nas informações enviadas. Por isso, é recomendado que corrija enviando uma nova declaração.

Os contribuintes também podem procurar escritórios de contabilidade para o envio da declaração para a regularização.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *