Presidente eleito do Chile, Boric posou para foto segurando imagem de ‘Jesus Travesti’?

Presidente eleito do Chile, Boric posou para foto segurando imagem de ‘Jesus Travesti’?

Circula pelas redes sociais uma publicação que mostra o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, segurando o que seria, segundo a foto, uma imagem de Jesus como travesti. Entre as pessoas que publicaram essa mensagem nas redes sociais está a ex-deputada Cristiane Brasil. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Esse canalha com a foto de Jesus travesti, será o presidente do Chile, pelos próximos 4 anos. Imaginem o que será desse país”

Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 14h de 03 de janeiro de 2022, tinha 290 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O cartaz que Gabriel Boric posa segurando é uma montagem com o rosto da cantora norte-americana Taylor Swift sobre um registro do Sagrado Coração de Jesus. A artista não é travesti e sim uma mulher cisgênero (pessoa que se identifica com o gênero de nascimento). 

A fotografia similar, tirada de outro ângulo, foi publicada por uma eleitora de Boric. Na fotografia, o novo mandatário chileno aparece com a mesma camiseta e relógio. A publicação mostra, segundo a eleitora, o momento em que ela entregou o que chamou de “amuleto” para o então candidato, no dia 18 de julho de 2021, data das primárias chilenas. 

O recém-eleito presidente do Chile é um admirador do trabalho da cantora de música pop Taylor Swift. Um vídeo em que Boric é abordado por jovens chilenas viralizou por mostrar que o rapaz carregava no bolso uma foto de Swift. Boric, de 35 anos, é o presidente mais jovem eleito no Chile. Seu gosto por música pop e jogos online tem repercutido entre o público jovem do país.

Ex-líder estudantil e representante da coalização de esquerda Apruebo Dignidad, Boric foi eleito presidente do Chile no dia 19 de dezembro e vai assumir o cargo em março deste ano. Ele teve 55,9% dos votos, contra 44,1% de José Antonio Kast, candidato da extrema-direita.

Procurada pela Lupa sobre as alegações presentes na publicação, a ex-deputada Cristiane Brasil disse que a postagem não critica o fato do novo presidente do Chile segurar uma foto de Taylor Swift, mas de uma “heresia com a imagem de Jesus”. Brasil questionou ainda que “Então para vocês Jesus vestido de mulher não é travestido de mulher?”, dizendo que uma imagem de Jesus Cristo como mulher seria um ‘Jesus travesti’.

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos. 

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌

Lupa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *