Primeiro mês de 2021 tem dois feminicídios em Rondônia

Primeiro mês de 2021 tem dois feminicídios em Rondônia

Duas mulheres foram vítimas de feminicídio no primeiro mês de 2021 em Rondônia. O número corresponde a um aumento de 200% em janeiro, pois no mesmo mês do ano passado não houve registro oficial de feminicídio no sistema da Polícia Civil.

Ainda conforme o levantamento, solicitado pelo G1 à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em comparação a janeiro do ano passado e o mesmo mês em 2021, houve uma queda de 2.95% no número de casos de violência doméstica nas delegacias de Rondônia.

O total de registros de casos por violência doméstica em janeiro deste ano foi de 856. Já em janeiro do ano passado foram 891 ocorrências.

Os crimes de violência doméstica, de acordo com a Civil, são divididos em ameaça, difamação, calúnia, injúria e lesão corporal. Dentre esses, o que mais teve ocorrências registradas no primeiro mês de 2021 é do de lesão corporal, com 328 registros, um total menor que em janeiro de 2020, à época com 338 ocorrências.

Veja o gráfico que mostra os registros das ocorrências no estado em janeiro de 2020 e 2021

Feminicídio e homicídio contra mulher

Ao longo de todo o ano de 2020, o número de feminicídios subiu 42,85% em Rondônia. Em janeiro do ano passado não teve registros do crime no estado. Já em janeiro deste ano, duas mulheres assassinadas tiveram o registro do crime como feminicídio.

O levantamento solicitado pelo G1 à Sesdec aponta que, no primeiro mês deste ano, houve um homicídio contra mulher, uma queda de 85,7% se comparado à janeiro do ano passado, onde foram registrados sete ocorrências de homicídios contra mulheres. Fonte G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *