Quase 90% dos indígenas receberam primeira dose da vacina contra covid-19

Quase 90% dos indígenas receberam primeira dose da vacina contra covid-19

Até o momento, 82% dos indígenas atendidos pela Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai) receberam a primeira dose da vacina covid-19. 71 por cento da população recebeu uma segunda dose do medicamento imunizante.

O Ministério liberou os fundos restantes hoje. A Sesai é responsável pelo atendimento à saúde de 755 mil indígenas em mais de 6 mil assentamentos, segundo o documento. A epidemia foi financiada com R $ 76 milhões do orçamento de R $ 1,5 bilhão da SESAI.

A agência realizou 20 missões interministeriais em aldeias, resultando em 60 mil atendimentos, segundo o comunicado. 6,6 milhões de itens, incluindo testes covid-19, medicamentos e equipamentos de proteção individual, foram disponibilizados, de acordo com o Ministério da Saúde (PPE).

Decisão do STF

Em julho do ano passado, o ministro do Supremo Luis Roberto Barroso, emitiu uma decisão direcionando o governo federal a tomar medidas mais eficazes para proteger os povos indígenas, e desenvolver um Plano de Enfrentamento da Covid-19 para os Povos Indígenas Brasileiros em geral, que seria preparado com a contribuição da comunidade e Conselho Nacional de Direitos Humanos.

As atividades de saúde indígena, segundo o ministro, também atenderiam às necessidades dos povos indígenas não residentes. No balanço da Secretaria, porém, o órgão afirma que estados e municípios são responsáveis.

“No caso dos indígenas residentes em cidades, cabe aos estados e municípios provê-los, de acordo com a legislação em vigor. Mais de 180 mil indígenas que vivem em áreas metropolitanas e estão sob jurisdição de outras unidades da federação já se cadastraram no Programa Prevenir Brasil ”, afirma o texto.

Fonte: Mixrondonia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *