Rebeca Andrade fatura prata, 1ª medalha na ginástica feminina do país

Rebeca Andrade fatura prata, 1ª medalha na ginástica feminina do país

Rebeca Andrade, 22, de São Paulo, fez história na ginástica artística brasileira na manhã desta quinta-feira (29), ao ganhar a prata na prova individual dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), primeira medalha olímpica feminina do país na modalidade.

Ao final dos quatro sets, Rebeca somou 57.298 pontos, perdendo apenas para Sunisa Lee dos Estados Unidos (57.433) e à frente de Angelina Melnikova, do Comitê Olímpico Russo (ROC, sigla em inglês), que teve 57.199. Nas provas de salto e solo, que começam no domingo, o brasileiro ainda tem chance de ganhar ouro adicional (1º de agosto).

Rebeca já começou a brilhar no primeiro dos quatro aparelhos, o salto, com nota de 15.300, a mais alta de todas as concorrentes. Rebeca então alcançou outra nota alta nas assimétricas: 14.666. A ginasta então recebeu 3.566 na barra, mas a equipe técnica interpôs recurso, que foi aprovado, e o placar foi alterado para 13.666.

Rebeca ficou em terceiro lugar geral antes de sua apresentação solo. No dispositivo final, o brasileiro cometeu dois pequenos erros (saiu do palco) e recebeu pontuação de 13.666.

A atuação total da brasileira nos quatro aparelhos rendeu-lhe a medalha de prata e a maior atuação feminina do país na modalidade Jogos Olímpicos. Atualmente, o Brasil tem sete medalhas nas Olimpíadas de Tóquio em 2020.

Rebeca, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em 2019 e teve que passar por três operações, tem um interesse especial pelo feito notável do país.

No início de 2020, a atleta retomou o rigoroso treinamento e só conseguiu garantir a vaga em Tóquio neste ano ao vencer o evento individual Pan-Americano de Ginástica, no Rio de Janeiro.

Depois que a favorita americana Simone Biles se retirou da competição para se concentrar em sua saúde mental, Rebeca Andrade se classificou para a final geral em Tóquio na segunda posição.

Fonte: Mixrondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *