Rondônia é o terceiro estado da Amazônia Legal mais desmatado em novembro, aponta Imazon

Rondônia é o terceiro estado da Amazônia Legal mais desmatado em novembro, aponta Imazon

Rondônia é o 3º estado com a maior área desmatada na Amazônia Legal, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No total, o estado perdeu 42 km² de vegetação em apenas um mês.

De acordo com o mapa elaborado pelo Imazon, a região Norte do estado concentra os casos de desmatamentos mais intensos. Com relação às cidades, Porto Velho é a 1ª em Rondônia e 4ª, entre os outros municípios, na lista dos mais críticos.

O desmate afeta, principalmente, áreas de preservação rondoniense. A Estação Ecológica de Samuel, em Candeias do Jamari (RO), é apontada como a 2ª mais desmatada em toda a Amazônia Legal, perdendo apenas para a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, localizada no Pará.

As Terras Indígenas rondonienses também são alvo de desmate. No ranking do Imazon, aparecem a TI Karipuna em 4º lugar e a TI Rio Guaporé em 10º lugar das mais desmatadas.

Quanto aos assentamentos, o Projeto de Assentamento Florestal Jequitibá, também localizado em Candeias do Jamari, aparece com quase 4 km² de vegetação derrubada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *