Rondônia recebe mais de 69 mil doses de vacinas contra a covid-19

Rondônia recebe mais de 69 mil doses de vacinas contra a covid-19

Para reforçar o combate ao covid-19, o governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), recebeu outra remessa de vacinas com 69.760 doses no último sábado (7) na Central da Rede de Frio de Porto Velho.

As vacinações das empresas farmacêuticas AstraZeneca (36.150); Pfizer (32.720); e Janssen (850 – dose única) será entregue a 52 municípios do estado em lote in natura enviado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde (MS).

Segundo a Agevisa, a carga, que se pensa ser uma quantidade maior de vacinas encaminhadas pelo MS, atenderá o público-alvo previsto no Plano Nacional de Operações de Vacinação (PNO), que contempla 1ª e 2ª doses para pessoas com 18 anos e pra cima. Existem atualmente 1.377.358 (um milhão, trezentas e setenta e sete mil, trezentas e cinquenta e oito) doses disponíveis para combater o vírus em Rondônia com este lote.

O Diretor-Geral da Agevisa elogia os esforços do Governo do Estado para agilizar a imunização no interior.

Durante a entrega das vacinas, Gilvander Gregório de Lima, diretor-geral da Agevisa, destacou o compromisso do governo de Rondônia em tornar realidade o Plano Nacional de Aceleração de Vacinas, afirmando que a vacinação é uma medida preventiva para reduzir a ocorrência de casos graves e possíveis mortes. Ele também destacou a importância de completar o esquema de imunização com a segunda dosagem para a população.“Fazemos um apelo a toda comunidade rondoniense pra que não deixem de buscar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Somente com essa mobilização em prol da saúde, encerra-se o ciclo da imunização. Lembramos ainda que é necessário manter os protocolos sanitários entre as pessoas, respeitando o distanciamento social, usando máscara de proteção e higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%”, acrescentou.Igor Mendonça, supervisor estadual do Ministério da Saúde, também elogiou as secretarias estaduais de saúde dos Órgãos pela logística na distribuição de vacinadores para os 52 municípios.“Desde o início de 2021, quando passamos a receber vacinas contra a covid-19 do Governo Federal, o procedimento é feito primeiro pela Central de Rede de Frio, na qual uma equipe especializada reúne os lotes contendo as quantidades que devem ser entregues ao interior. Após isso, de forma célere, elas são enviadas às cidades”, explica.O novo lote será distribuído para as seis Gerências Regionais de Saúde (GRS) a partir deste domingo, incluindo Ji-Paraná (14.206 doses), Cacoal (7.326), Vilhena (6.465), Ariquemes (5.786), Rolim de Moura (7.043), e Porto Velho (7.043). (28.934).

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária, o Portal Covid permite à sociedade acompanhar o número de doses de vacinação recebidas e os pedidos feitos pelos municípios de todo o estado.

Fonte: Mixrondonia com informações de assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *