Rondônia registra 2.644 novos casos da doença e 7 mortes nesta terça-feira (22)

Rondônia registra 2.644 novos casos da doença e 7 mortes nesta terça-feira (22)

Rondônia registrou nesta terça-feira (22) 7 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 7.020 óbitos desde o início da pandemia.

Estado também registrou 2.644 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 364.123 diagnósticos confirmados desde março de 2020, o início da crise sanitária.

Os dados são do boletim diário divulgado pelas Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

*Os dados do dia 9 de fevereiro não foram divulgados, porque segundo o governo, “foram apontadas inconsistências no relatório, relacionadas à estrutura da base de programação”. Já no dia 19 de fevereiro foram retirados 1.011 casos e 8 óbitos do sistema, segundo o governo isso se deve as correções por parte de alguns municípios. Os erros teriam sido cometidos quando o sistema estava inoperante, por causa do ataque hacker aos provedores do Ministério da Saúde.

Pacientes internados

O boletim ainda aponta que há 160 pacientes internados nos hospitais de Rondônia, sendo 115 na rede estadual de saúde, internados na rede privada e 39 na rede municipal de saúde. Há pacientes aguardando leitos.

Dados represados desde o ataque hacker

Na última segunda-feira (14), o estado registrou 72 mortes por Covid. A alta no número aconteceu por causa de dados represados desde dezembro de 2021, que foram incluídos no sistema na segunda, conforme o Governo de Rondônia.

Em nota, o estado informou que “o aumento registrado ocorreu em decorrência da migração gradual da fonte de dados para o sistema e-SUS VE. Essa discrepância é devida ao ataque ao banco de dados do Ministério da Saúde e representa a diferença dos dados represados desde o dia 09 de dezembro até a data de hoje (14/02)”.

O ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – aconteceu na madrugada de 9 de dezembro de 2021 e afetou, indiretamente, a divulgação de casos e mortes em vários estados.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.