Sebrae apresenta IG Matas de Rondônia no Concafé deste ano

Sebrae apresenta IG Matas de Rondônia no Concafé deste ano

O certame que vai premiar os melhores cafés do Estado, o 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) 2021, organizado pelo governo estadual através da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), será realizado em Cacoal nos dias 21 e 22 de outubro, e o Sebrae em Rondônia, parceiro da iniciativa, estará no evento apresentando as ações do projeto para o fortalecimento da Indicação Geográfica (IG) do Robusta Amazônico – Denominação de Origem Matas de Rondônia.

O concurso vai reunir produtores de café robusta de todo o Estado, concorrendo a R$ 346.800 em prêmios. As inscrições tiveram início no mês de junho, e o processo de triagem e classificação das amostras de cafés enviadas por produtores rurais rondonienses foi realizado pelos técnicos do concurso, concluindo a avaliação dos concorrentes em diversas etapas.

O Sebrae em Rondônia, que desenvolve o projeto de atendimento junto aos produtores e sua organização social Caferon, e parceiros institucionais, tais como produtores de cafés de 15 municípios da região denominada Zona da Mata rondoniense, estará presente ao evento com um espaço dedicado à IG Denominação de Origem Matas de Rondônia. Na ocasião, será realizada uma oficina de preparação de café com o barista Pedro Foster, torrefador de cafés, professor e sócio na Fuzz Cafés (RJ), uma das empresas de referência no Brasil que trabalham com canéforas.

“Nessa parceria com o governo de Rondônia, a quem parabenizamos a iniciativa do Concafé, evidencia-se a relevância do uso do selo de Indicação Geográfica, que é um instrumento de competitividade importante para proporcionar maiores ganhos financeiros aos produtores que comercializam os cafés certificados, além de promover a região produtora”, pondera Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

IG Matas de Rondônia

O projeto tem o objetivo de desenvolver uma estratégia de fortalecimento da marca juntamente com os atores envolvidos e toda a sociedade, e consiste em ações e consultorias para consolidar a marca Café Robusta Amazônico – Denominação de Origem Matas de Rondônia, com base na reputação da região, geralmente conhecida por produzir determinado produto ou prestar determinado serviço, a partir do histórico e da tradição local.

Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, o Concafé e a IG Matas de Rondônia mostram a força do setor produtivo do Estado. “A conquista da IG mostra o potencial não apenas dos produtores rurais dos 15 municípios que a compõem, mas da cafeicultura e do agronegócio de Rondônia. Parabéns à Caferon, que está à frente da IG Matas de Rondônia, e à sociedade de uma maneira geral, que dará o acolhimento necessário para difundir esse grande ativo econômico que possuímos”, diz Daniel.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número.

Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *