Sinal da Rede Globo será substituído por streaming somente na Europa, não no Brasil?

Sinal da Rede Globo será substituído por streaming somente na Europa, não no Brasil?

Circula nas redes sociais que a Rede Globo teria anunciado o desligamento do seu sinal. A publicação é acompanhada de um vídeo no qual um narrador informa, nos primeiros segundos, que a emissora “vai simplesmente parar o sinal de transmissão”. Na sequência, ele afirma que o sinal da Globo Internacional deixará de ser transmitido para a Europa. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Quem duvidava de que poderia acontecer isso com uma das maiores emissoras do país, está aí. A Rede Globo está dizendo que vai simplesmente parar o sinal de transmissão (…)”
Conteúdo de vídeo publicado no Facebook que, até as 11h30 do dia 1º de dezembro de 2021, tinha 10 mil compartilhamentos 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Rede Globo não anunciou, em nenhum momento, que vai parar a transmissão de seu sinal. Não há qualquer informação pública sobre o assunto, tampouco foram feitos comunicados oficiais nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook) da emissora. A assessoria de imprensa da empresa confirmou, por WhatsApp, que descarta a hipótese de desligamento do sinal para o Brasil. 

Também informou que não vê motivos para não ter a concessão renovada, “uma vez que a empresa cumpre e sempre cumpriu todas as suas obrigações legais” — a concessão da emissora vence em outubro de 2022, segundo decreto assinado em abril de 2008.

A legenda da publicação, bem como os primeiros segundos do vídeo, induzem usuários da internet à interpretação equivocada de que o sinal como um todo da emissora será desligado, o que não é verdade. A partir dos 16 segundos do vídeo, o narrador explica que somente o sinal da Globo Internacional deixará de ser transmitido para países da Europa. 


“(…) [A emissora vai] encerrar o seu sinal internacional na Europa. É o fim do sinal da Globo Internacional”

Conteúdo de vídeo publicado no Facebook que, até as 11h30 do dia 1º de dezembro de 2021, tinha 10 mil compartilhamentos 

VERDADEIRO, MAS

A informação analisada pela Lupa é verdadeira. Em 22 de novembro, o braço internacional da emissora anunciou em seu canal no Instagram que o canal Globo Internacional será desligado das operadoras de TV a cabo na Europa no dia 31 de dezembro deste ano. Portugal, no entanto, continuará a receber o sinal. Na publicação, a empresa informou que o anúncio foi motivado pela chegada do Globoplay Internacional ao continente europeu e que todos os conteúdos ficarão disponíveis no serviço de streaming.

A versão internacional da plataforma de streaming do canal brasileiro já estava disponível para assinaturas de moradores dos Estados Unidos desde janeiro de 2020. Em setembro deste ano, a emissora comunicou a expansão do serviço e disse que disponibilizaria o plano de assinatura para vários países da Europa, além do Canadá.

Por e-mail, a assessoria de imprensa da empresa informou que o desligamento faz parte de mudanças do modelo operacional da companhia e que o objetivo é atuar “com foco no atendimento direto ao consumidor neste território”. 

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌

Lupa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *